A tatuagem, é uma das formas de body modification mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele que, tecnicamente, é uma aplicação obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.
No Brasil, a tatuagem é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade de Santos.
Trazida pelo dinamarquês Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos, a localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, pessoas envolvidas com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que ficou rotulada por décadas. A questao da localidade de sua loja, contribui bastante para o preconceito desta atividades.
Mas hoje em dia, a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, revistas e jornais, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções, não só no mesmo Brasil, mas sim em qualquer lugar do mundo.
Hoje podemos ver, que varios jovens sendo menores de 18 anos, alguns possuem sim uma tatuagem.
A tatuagem seja determinada a pessoa tem um simbolo significativo. Por isso que hoje, eu fiz uma entrevista com um dos meu melhores amigos, o Rodrigo.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14615975694746010242
Rodrigo tem seus 18 anos, e mora na cidade de Brodowski - SP, sua primeira tatuagem, nao tem muito tempo, feita em menos de um mês.
Fiz 5 perguntas para o Rodrigo, tanto relacionado a questao da tatuagem para a sociedade, quando para o proprio. Veremos:
1-Há quanto tempo você queria fazer uma tatuagem?, e porque?
Rodrigo: Bom ja um tempinho ja que eu tive essa vontade, coisa de 2,3 anos atras.eu vi no corpo das outras pessoas e achava bonito ate que vi em um cara na mesma regiao que eu fiz, nao lembro bem o que era mas eu gostei queria fazer uma tambem la.
2-O porque de sua tatuagem, qual o significado? E o que você nao teria coragem de fazer?
Rodrigo: Bom primeiramente é que escorpiao é meio signo sabe, esse é um dos motivos de eu ter feito ele. O que eu nao teria coragem de fazer....nao cheguei a pensar nisso ainda viu quando pensar te falo (risos).
3-Por ser sua primeira tatuagem, qual foi a reação, tanto sua quando de sua familia?
Rodrigo: Na hora que eu me vi la deitado o cara com aquela maquininha, eu nao acreditei que eu tive coragem e que eu estava ali fazendo. Sinceramente nem eu acreditei que eu tive coragem de fazer, a minha reação foi de surpresa me surpeendi comigo mesmo, ja a familia foi de boa minha mae pensava que eu nao teria coragem de fazer (ca entre nos ate eu pensei isso), risos.
4-Você saberia me explicar sobre qual seria o motivo, que a maioria das pessoas que têm tatuagem hoje, falam que vicia?
Rodrigo: Nao saberia ao certo explicar nao. Mas tipo assim depois que voce ve aquela primeira tattoo que voce fez cara, ja fica logo pensando na proxima, ADORO, no dia que eu fiz falei que nunca mais ia fazer uma, mais depois de um tempo, quero logo fazer outra.
5-Pra você hoje, como a tatuagem é vista pelos olhos da sociedade?
Rodrigo: Hoje em dia na minha opniao é uma coisa normal, quase todo mundo tem ou quer ter uma, e a sociedade ta começando a se acostumar com a ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário